« Voltar | Início » Capa

Tecnologia em Gastronomia

Conheça também

Sobre o Curso 

O curso de Tecnologia em Gastronomia da FAMESP é bastante abrangente e oferece aos alunos a construção dessas competências, formando profissionais criativos, críticos, atualizados e com capacidade para inovar e para solucionar problemas com flexibilidade e adaptabilidade.

É durante o curso que o aluno irá adquirir conhecimento sobre legislação em alimentos, contaminação de alimentos, princípios da nutrição, alimentos funcionais, culturas e hábitos alimentares, administração de serviços gerenciais de alimentos e bebidas, entre outros. Além disso, desenvolverá o domínio sobre as técnicas que envolvem o pré-preparo e o preparo de alimentos diversos da Gastronomia Internacional e das regiões do Brasil. Aprenderá a identificar as tendências gastronômicas e os protocolos em ocasiões diferenciadas como banquetes, cerimoniais e eventos, irá dominar técnicas de Panificação e Confeitaria. A articulação entre teorias e práticas, vivenciadas nos estágios e laboratórios da FAMESP estrategicamente equipados e estruturados, consolida todo o conhecimento adquirido, desenvolve visão estratégica e promove o domínio de diversos componentes essenciais ao exercício da profissão, garantindo os princípios da ética e da responsabilidade social.

SG

 Mercado de Trabalho

tecnólogo em Gastronomia formado pela FAMESP está apto a atuar em diversos setores da área, com postura crítica e capacidade de inovação e flexibilidade no planejamento de ações na perspectiva da gestão estratégica e na tomada de decisões. Esse profissional está preparado para atuar no planejamento, gerenciamento e na implantação de empreendimentos gastronômicos, em planejamento e execução de cardápios, administração de serviços gerenciais de alimentos e bebidas e planejamento e execução de marketing. Poderá atuar também em desenvolvimento de técnicas de escultura de alimentos e preparações pertinentes à cozinha fria, técnicas de panificação e confeitariagastronomia funcional, na preparação de pratos inovadores, seguindo as tendências do mercado, além da elaboração de produtos gastronômicos para um mercado de significativas diversificações.

A FAMESP oferece Estágio na França – École Française La Provence

FAMESP oferece aos alunos de Gastronomia a opção de estagiar na França (École Française La Provence), em restaurantes renomados no mundo todo. A seleção do aluno será feita por meio de um acompanhamento contínuo, além de entrevistas de verificação do perfil. É um estágio destinado aos alunos que finalizam toda a grade curricular do curso de Gastronomia da FAMESP e que atendam aos pré-requisitos necessários para estágio no exterior. Saiba mais

Matriz Curricular

A matriz curricular o curso de Tecnologia em Gastronomia, além de oferecer matérias atuais exigidas pelo mercado, consegue abordar uma formação completa, que permite ao aluno poder atuar em diversas áreas do setor. O curso de Tecnologia em Gastronomia foi reconhecido pela PORTARIA Nº 20, DE 12 DE MARÇO DE 2012, publicada em DOU em 15/03/2012.

Matriz Curricular

Coordenação do Curso

Prof.ª Rita de Cássia Soares Rita de Cássia Soares

 

Procedimentos para Matrícula

A matrícula deverá ser realizada na Secretaria da FAMESP. Apresentar duas cópias autenticadas ou simples com apresentação do documento original:

  • Certificado de conclusão do curso de Ensino Médio e Histórico Escolar
  • Cédula de identidade;
  • CPF Cadastro Nacional de Pessoa Física (CIC);
  • Título de eleitor aos maiores de 18 anos;
  • Prova de quitação com o serviço militar para maiores de 18 anos, se do sexo masculino;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência com CEP;
  • Duas fotos 3×4 recentes e iguais.

Onde estamos

 

Fale conosco

Fale Conosco

 

 

 

 

 

Bolsa Melhor Ingressante

Bolsa parcial destinada aos melhores candidatos no processo seletivo semestral dos cursos superiores da FAMESP, excluídas todas as outras formas de ingresso (outras bolsas, promoções, descontos, créditos e/ou  financiamentos estudantis). Estas bolsas parciais são válidas apenas para o 1º e 2º semestres de curso.  A quantidade de bolsas de estudos e o percentual sobre o valor vigente da mensalidade serão definidos previamente pela Instituição (tendo valores diferenciados no 1º e 2º semestres), em razão das condições financeiras da Instituição no semestre em andamento.

As vagas são limitadas e condicionadas à classificação no vestibular da FAMESP e à quantidade de vagas disponíveis por curso.

Válido para pagamento até o dia 08 de cada mês.

FAMESP reserva-se o direito de alterar datas, horários ou cancelar o programa.

 

Depoimentos 

 

Depoimento Gastronomia Ana Carolina Depoimento Gastronomia Bruno